Foi na passada sexta-feira dia 20 de Junho que tivemos a primeira corrida nas Caldas. O cartel era bastante atrativo com o Mano a Mano entre João Moura Jr. e João Telles Jr. que enfrentavam 3 ganadarias distintas (Pinto Barreiros, Passanha e Canas Vigouroux) com os Grupos de Forcados de Santarém e das Caldas da Rainha, ingredientes mais do que suficientes para se encher a praça das Caldas. Os toiros Pinto Barreiro foram substituídos pelos Alves Inácio, visto não apresentarem o peso mínimo exigido. Parabéns à novel associação Tauroeste que organizou esta corrida de toiros.


No capítulo dos cavaleiros, na minha opinião João Telles Jr. pela regularidade das 3 lides saiu triunfador, no entanto também João Moura Jr. esteve em muito bom plano no 1º e no 5º toiro.


O Grupo de Santarém pegou à 3ª, 1ª e 3ª tentativas por João Grave, Ruben Giovety e Lourenço Ribeiro, destaque para grande pega de Ruben Giovety.


Segundo toiro da noite da ganadaria Passanha bem apresentado com 550Kg com mobilidade e que deu uma boa lide. António Cunha foi o escolhido para a cara do toiro. Citou com calma e na minha opinião carregou demasiado cedo o toiro sem sucesso, o que obrigou a entrar nos terrenos do toiro. Depois o Cunha leva o toiro muito bem toureado para se fechar com ganas, o toiro afocinha já a chegar às 2as no entanto o Grupo recupera bem e fecha a primeira pega do GFACR à primeira.


Quarto toiro da noite um Vigouroux com 480Kg, toiro também bem apresentado, foi bravo, investiu sempre ao cavalo. Para cara deste toiro saltou o Mário Cardeira que não esteve nas suas noites e pegou à 4ª tentativa com ajudas carregadas. O Mário é um forcado valentíssimo e que sente muito o Grupo, ninguém mais do que ele estava chateado e desiludido com aquela pega, mas é mesmo assim. Agora é estar preparado para a próxima e corrigir os erros e sobretudo ter a calma, discernimento e conhecimento para que quando as coisas não correm bem à primeira se consiga corrigir na 2ª tentativa.


Ultimo toiro da noite, um Alves Inácio com 530Kg, bem apresentado que também deu uma boa lide ao João Telles Jr. Para a cara deste toiro em boa hora saltou o Hugo Soares (este foi o primeiro toiro do Hugo nas Caldas) que fez uma pega tecnicamente perfeita. Andou com calma para o toiro, carregou no momento certo, aguentou, e recuou o necessário visto que o toiro ensarilhou, para se fechar com decisão e o Grupo a corresponder muito bem.


Infelizmente houve duas lesões, o Miguel Roquette com a cabeça do perónio partida e o Nélson Ramalho (Santarém). Espero que estas lesões sejam rapidamente superadas.


Agora vem a próxima corrida nas Caldas mais um desafio sério e temos de estar à GFACR!!!


Um abraço a todos e Venham Toiros!!!


Óscar Carvalho

VER FOTOS...../../../../Galeria/Pages/Caldas_20_Jun_2014.html